O Centro, a equitação e o convite.

Inaugurado em Junho de 2001, está localizado numa zona rural do concelho de Palmela, em Arraiados, a 4 Km do Pinhal Novo, coordenadas geográficas (GPS) W 8.8625 N 38.62268.

Com boas vias de acesso e situado numa zona geográfica privilegiada, a zona central do distrito de Setúbal, e a cerca de 30 minutos de Lisboa pode-se deleitar com uma paisagem ampla ladeada por sobreiros, vinhas e pinheiros.

As suas instalações foram projectadas de raiz para o exercício da equitação possuindo um picadeiro interior, um picadeiro exterior, 24 boxes e uma sala de convívio além de diversas zonas de serviço.

É significativa a actividade que desenvolve, principalmente, junto das camadas mais jovens embora o ensino seja também dirigido aos adultos que desejem evoluir na arte equestre ou encarem esta prática como simples lazer (torna-se muito compensador quando se aliam gerações, alimentando muitas conversas entre pais e filhos).

Os alunos que se encontram numa fase mais avançada e pretendem prosseguir, a escola também possui as condições necessárias para a modalidade de salto de obstáculos, com o objectivo da competição.

Concluímos, fazendo um convite a quem ainda não experimentou a sensação de montar a cavalo, que o faça. Estamos convencidos que vão ficar completamente rendidos perante esta experiência nova e única.

Para informação adicional enviar email para: quintadorei@hotmail.com

Informação sobre o blog e grupo de amigos, enviar mail para: adchqdr@gmail.com

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Adeus Conchita

Uma das coisas que admiro nesta "arte" da equitação é a sua tão perfeita demonstração de que a guerra dos sexos é mesmo algo sem sentido.Em todas as disciplinas, desde o ensino aos saltos de obstáculos, desde o CCE á equitação de trabalho, temos cavalos e éguas e ... cavaleiros e amazonas, lado a lado, a concorrer sem distinção de sexo.

Se dúvidas sobre isso houvesse, bastaria olhar para Concepción Citrón Verril, também conhecida por "Diosa Rubia" (Deusa Loura) ou como todos a conheceram, simplesmente ... Conchita Citron.

Orson Wells escreveu certa vez, que "o seu legado, é uma forte reprimenda para todos os homens que alguma vez defenderam que uma mulher tem de perder parte da sua feminilidade se quiser competir com os homens".

Conchita Citron, nascida no Chile, naturalizou-se portuguesa e lidou mais de 400 touros, a cavalo como a pé e terminou a sua carreira atrevendo-se a desafiar o regime espanhol da altura (que mais machista é difícil de ser, ao não permitir que as mulheres estoqueassem pois poderia o touro rasgar-lhe alguma parte da roupa, aparentemente a integridade da pessoa não era a sua preocupação) e depois de uma faena brilhante, desceu do cavalo e estoqueou a pé o seu oponente, sendo brindada de pé durante vários minutos por uma plateia que não tinha um lugar vago. Foi presa, mas com a revolta popular, decidiram pô-la em liberdade, tal o brilho que ela emanava.

Para a recordar aqui fica um pequeno vídeo.




Faleceu dia 17-02-2009 por insuficiência cardíaca aos 86 anos deixando mais pobre esta nobre arte de montar a cavalo e valentia de lidar touros. Adeus Conchita

Sem comentários: