O Centro, a equitação e o convite.

Inaugurado em Junho de 2001, está localizado numa zona rural do concelho de Palmela, em Arraiados, a 4 Km do Pinhal Novo, coordenadas geográficas (GPS) W 8.8625 N 38.62268.

Com boas vias de acesso e situado numa zona geográfica privilegiada, a zona central do distrito de Setúbal, e a cerca de 30 minutos de Lisboa pode-se deleitar com uma paisagem ampla ladeada por sobreiros, vinhas e pinheiros.

As suas instalações foram projectadas de raiz para o exercício da equitação possuindo um picadeiro interior, um picadeiro exterior, 24 boxes e uma sala de convívio além de diversas zonas de serviço.

É significativa a actividade que desenvolve, principalmente, junto das camadas mais jovens embora o ensino seja também dirigido aos adultos que desejem evoluir na arte equestre ou encarem esta prática como simples lazer (torna-se muito compensador quando se aliam gerações, alimentando muitas conversas entre pais e filhos).

Os alunos que se encontram numa fase mais avançada e pretendem prosseguir, a escola também possui as condições necessárias para a modalidade de salto de obstáculos, com o objectivo da competição.

Concluímos, fazendo um convite a quem ainda não experimentou a sensação de montar a cavalo, que o faça. Estamos convencidos que vão ficar completamente rendidos perante esta experiência nova e única.

Para informação adicional enviar email para: quintadorei@hotmail.com

Informação sobre o blog e grupo de amigos, enviar mail para: adchqdr@gmail.com

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Frases feitas, que dizem muito!!!

Nesta fase de grande falta de inspiração colectiva, aqui ficam umas frases de gente que muito sabe da arte da equitação e que disseram umas verdades que todos precisamos de ouvir e conhecer.
Infelizmente não tenho a certeza da autoria de todas elas (as minhas desculpas aos autores), mas creio que as disseram, não para serem citados mas para ensinarem o que mais se relaciona com a arte equestre.
O General Domio disse um dia:
  • Em equitação, muitas vezes as explicações que se dão são um amontoado de argumentos sem lógica, que ninguém entende, nem mesmo aqueles que as dão, mas que todos fingem compreender... Em equitação começa-se a saber alguma coisa quando já se é demasiadamente velho para poder aproveitar ou tirar proveito disso.
    (Como comecei já velho, espero contrariar a sua ideia :-) )
Bráulio Raposo disse:
  • Na minha opinião, quando em lições, o Mestre Picador Equitador, por mais bom que seja, não pode dispor e transmitir os pormenores e particularidades equestres todas aos seus alunos.

  • Cada aprendiz é que tem que possuir o chamado termo "vontade de aprender" e isso é que os distingue o verdadeiro artista.
Do sábio Coronel A. Podhapky podemos lembrar:
  • Aceitemos que os nossos cavalos sejam os nossos professores. Antes de tentarmos melhorar os cavalos, devemos procurar melhorar a nossa atitude e caracter. Só assim podemos compreender a psicologia dos cavalos.
Esta é a minha favorita. Parabéns ao Mestre João Núncio:
  • O ensino da cavalo é o melhor complemento da educação de um Homem. Em equitação, o que os olhos vêem só a mão sabe!
A. Botim disse:
  • A solidez a cavalo não é mais do que equilíbrio e flexibilidade, isto é, boa colocação, habilidade e sangue-frio.
Nelson Pessoa, de quem também muito temos para aprender disse um dia:
  • Para aprender equitação, não se pense que é montar em cima de um cavalo e já está. Para chegar a compreender, alguma coisa desta Nobre Arte, é preciso já ter passado muitas e boas horas a roçar os calções no selim, que já devem estar rotos de tanto esfregar.

Por fim, um dos que mais disse, Mestre Nuno de Oliveira:

  • O nosso objectivo é fazer o cavalo redondo, depois ele pode transportar-nos confortavelmente e aprender a ser ginastificado (ginasticado). Não se pode esperar que um cavalo seja atlético se constantemente o derrearmos.
    (provavelmente a pensar nos gordos, e não só!)


1 comentário:

Anónimo disse...

é sempre bom ouvir esse tipo de palavras de vez em quando